Vitaminas e Alimentação Caseira

08-04-2021
Photo by Engin Ayurt on unsplash
Photo by Engin Ayurt on unsplash

Uma das preocupações em iniciar uma dieta caseira é de estar fornecendo um alimento que não contenha todas as vitaminas e minerais que o pet precisa. Mas  uma alimentação natural feita em casa pode sim ser rica em nutrientes e vitaminas, basta ser formulada suplementada corretamente. Algumas vitaminas são produzidas pelo corpo e outras são consideradas essenciais, ou seja, deve ser obtida através da alimentação, pois o corpo não as produz.

No grupo das vitaminas nos temos as Hidrossolúveis, que são dissolvidas na água como o Complexo B e a Vitamina C, e as Lipossolúveis, que precisam da gordura para ser dissolvida como a Vitamina K, E, D e A. Todas essas vitaminas citadas acima são cofatores em todos os processos fisiológicos.

As vitaminas lipossolúveis tem a capacidade de serem acumuladas nos tecidos do corpo com o tempo caso tenha um fornecimento alto na dieta, já as hidrossolúveis não, tendo uma maior importância de ser suplementada na dieta todos os dias.

Vitamina A
É uma vitamina está relacionada ao sistema imune, o fortalecendo e à saúde da visão prevenindo contra doenças oculares. É também responsável pelo crescimento, pelo bom funcionamento celular e previne contra problemas de pele.  

Complexo B
É um grupo de vitaminas importantes que participam de diversos papeis no organismo como regulação de energia e metabolismo de carboidrato, ajuda a facilitar as funções enzimáticas, a regulação de hormônio e a resposta imune. As principais vitaminas desse complexo que precisam ser suplementadas na alimentação é a biotina(B8), folato (B9), niacina (B3), ácido pantotênico (B5), riboflavina (B2), tiamina (B1), vitamina B-6 e vitamina B-12. Fontes: carnes como de frango, porco, peru, ovo, salmão e sardinha.

Vitamina C
É um importante antioxidante, eliminando radicais livres que são prejudiciais a saúde , ajuda a reduzir a inflamação e fortalece o sistema imune.

Vitamina D

Vitamina conhecida por ser obtida através do sol, porém cães irão precisar de sua suplementação através da comida. Ela auxilia o corpo a balancear minerais como fósforos e cálcio e é importante para a fase crescimento de ossos e dentes. 

Vitamina E
É um antioxidante ajudando o organismo a se defender contra danos causados devido a ação dos radicais livres. É essencial para o bom funcionamento das células e para o metabolismo de gordura. 


Vitamina K
Melhora a função hepática e participa na coagulação do sangue.

Fontes de vitaminas na alimentação

As principais fontes de vitaminas que podemos encontrar são as de:
- Origem Animal como: carne de frango, porco, peru, salmão, sardinha; ovo; vísceras como o fígado, o rim e o coração
- Origem Vegetal como:  brócolis, espinafre, batata doce, cenoura e abóbora. 

Na alimentação caseira o fornecimento de vitaminas será feito através dos ingredientes usados e de suplementos vitamínicos industrializados comprados em pet shops ou manipulados em farmácias de manipulação com uma dosagem mais específica para cada cão como prescrito pelo seu veterinário. Isso para garantir os níveis de vitaminas que os cães precisam diariamente para aumentar a qualidade e riqueza nutricional da comida. 

Suplemento Vitamínico e Mineral - Food Dog da Botupharma
Suplemento Vitamínico e Mineral - Food Dog da Botupharma

O suplemento será adicionado na refeição, uma vez por dia depois de pronta, em temperatura ambiente e logo antes de ser oferecida. A dosagem irá depender do fabricante do suplemento ou das recomendações veterinárias no caso da forma manipulada. Uma alimentação natural completa é apenas possível através de uma suplementação correta e equilibrada. Siga sempre as recomendações de seu veterinário.