12 minerais importantes na alimentação canina

26-04-2021

Os minerais são nutrientes importantes encontrados em diversos tipos de alimentos tanto de fonte animal quanto de fonte vegetal. Eles são classificados em macro e micro minerais, dependendo da quantidade que deve ser fornecida na alimentação, ou seja, macro são aqueles que o corpo precisa de mais de 100mg por dia, enquanto os micros são aqueles necessários em uma quantidade menor que 100mg.

Tanto o micro quanto os macro mineiras são importantes, um não consegue exercer suas funções sem o outro, pois ambos participam dos processos biológicos como na produção de hormônios, auxiliando na coagulação de sangue, além de serem importantes para estrutura do corpo como os ossos e dentes e o no equilíbrio de ácidos e bases.

Aqueles que são considerados essenciais na dieta canina são:
1. Macros Minerais: Cálcio, Fósforo, Potássio, Sódio, Cloro, Magnésio.
2. Micros Minerais: Ferro, Iodo, Manganês, Selênio, Zinco e Cobre.

Ambos serão obtidos através da alimentação através de fonte animal e vegetal.
-Fontes de origem animal como: carnes como de aves, peixes, porco, de boi, ovos e vísceras.
-Fontes de origem vegetais como: legumes e verduras em geral como brócolis, espinafre, alfafa, couve-flor, frutas, óleos vegetais.

1. Cálcio
Faz parte da composição dos ossos e dos dentes os construindo e protegendo. Ajuda a manter o batimento cardíaco e previne câimbra muscular.

2. Cobre
Converte ferro em hemoglobina protegendo contra anemia. Auxilia na saúde dos ossos e articulações.

3. Iodo
Necessário para manter a saúde das glândulas tireóideas e ajuda na metabolização de excesso de gordura.

4.Ferro
Essencial para o metabolismo e produção de hemoglobinas.

5.Magnésio
Previne calcificação de tecidos moles, ajuda a dissolver pedras renais como fosfato de cálcio e melhora o sistema cardiovascular.

6.Manganês
É importante para a saúde dos nervos, para a regulação de açúcar no sangue, para crescimento normal de ossos e para a produção de hormônios da tireoide.

7.Fósforo
Necessário para a formação dos dentes e dos ossos, para a transferência dos impulsos nervosos e para um ritmo cardíaco e função renal normal.

8.Potássio
Regulação de água e de função muscular. É importante para um sistema nervoso saudável e também auxilia no ritmo cardíaco.

9.Selênio
Proteja o sistema imune e ajuda a regular os hormônios da tireoide.

10.Zinco
Promove crescimento e alerta mental. Acelera a cura de feridas e promove um sistema imune forte e saudável.

11.Sódio
Ele mantém o ambiente celular e previne contra desidratação das células. É importante por manter uma função nervosa e muscular apropriada.

12.Cloro
O cloro irá trabalhar com o sódio em fluidos extracelulares. Algumas funções que participa é na absorção e transporte de nutrientes, nos impulsos nervosos, manutenção do volume sanguíneo, pH e pressão.

Sinais de Falta de Minerais:
- Problemas nas articulações e nos ossos;
- Perda de brilho do pelo e problemas de pele;
- Baixa imunidade;
- Anemia;
- Problemas Reprodutivos;
- Dificuldades de cicatrização de feridas.

A suplementação de minerais na alimentação irá ocorrer, além dos alimentos e ingredientes utilizados na formulação, através de suplementos industrializados como FoodDog; AminoMix, ou suplementos formulados por veterinários especializados em nutrição natural de acordo com cada pet e manipulados em farmácias de manipulação veterinária. 

 Complemento Alimentar Food Dog de Botupharma
Complemento Alimentar Food Dog de Botupharma