Necessidade Energética - Calorias

Quando preparamos uma comida para o nosso pet ou mesmo quando compramos um alimento industrializado, temos uma quantidade diária de comida que deve ser oferecida para o mesmo. Mas você já parou para pensar por que devemos dar aquela quantidade exata? E por que ela varia com a idade ou tamanho?
Sabemos que para o corpo funcionar ele precisa de energia, e que essa energia é obtida através da comida, principalmente dos três macros nutrientes (proteína, gordura e carboidrato).Na nutrição animal essa energia é conhecida como Caloria, e é representada através da unidade de Kcal (quilocalorias).
O que é o Gasto Energético?
O Gasto energético é a energia que o organismo e as células gastam para manter o corpo funcionando quando: em repouso como na respiração, circulação, trabalho renal, hepático e nervoso; em atividade física; em digestão, etc.
Necessidade Energética
Cada cão possui uma necessidade energética diferente, onde irá depender de uma série de fatores. Na alimentação Natural a quantidade diária necessária de cada pet será influenciada de acordo com:
- Escore Corporal: ao examinar um pet, devemos classifica-lo segundo seu peso, ou seja, se ele está no peso ideal levando em consideração sua raça e seu porte (mini, pequeno, médio, grande e gigante) se esta acima ou abaixo do peso ideal.

Portanto, quando se adere à rotina de uma alimentação natural, é necessário um controle de peso mais frequente, normalmente a cada duas semanas, para verificar se a quantidade fornecida de alimento esta sendo suficiente para o corpo. Se o pet está perdendo peso, é necessário usar uma porcentagem maior, já se esta ganhando peso se diminui a quantidade.
É
importante que os cães mantenham um peso em forma e que o mesmo seja acompanhado
por um médico veterinário. Isso será possível, principalmente, através de uma
alimentação balanceada, evitando excessos de quantidade calórica e estimulando a prática de atividades físicas.