Doença Renal Aguda em Cães

20-02-2021

A insuficiência renal aguda (IRA) é caracterizada pelo surgimento súbito da insuficiência dos rins,  podendo levar horas ou até dias causando algumas alterações como: diminuição da capacidade de filtração e excreção, ou seja, diminuição da produção de urina, causando o acúmulo de toxinas metabólicas no organismo. Essa doença causa alterações elevadas de níveis de creatina e ureia no sangue que são substâncias que devem ser excretadas, e esse aumento chamamos de Azotemia. 

Free-Photos por Pixabay
Free-Photos por Pixabay

Causas

A Desidratação (perda abrupta de água); infecção bacteriana presente no sangue (sepse); hemorragia; intoxicações por veneno, comida ou medicamentos, traumatismos e leptospirose são algumas causas que levam a insuficiência renal aguda (IRA).

Sinais e Sintomas

Por ser uma doença difícil de ser diagnosticada em seu início acaba apresentando sintomas mais aparentes quando há lesões renais significativas. Alguns sintomas são: falta de apetite, apatia, redução ou interrupção de urina, vômito e diarreia. Portanto devemos sempre estar atentos a urina do nosso pet, sua coloração, volume, odor e frequência. Isso ajudará a um diagnostico mais rápido tanto da IRA como outras doenças do trato urinário de cães e gatos.

Diagnóstico

Para o diagnóstico da insuficiência renal aguda, serão realizados alguns exames de sangue como contagem de Ureia e Creatinina para avaliar a função renal, Hemograma que é a contagem de células vermelhas, Leucograma que é a contagem das células brancas de defesa, e também Exame de Urina para avaliar a urina em si. Além dos exames de sangue, pode ser realizado também exame de imagem como ultrassom abdominal para verificar a estrutura os rins.

Tratamento

O tratamento é baseado em tratar a causa base, ou seja, aquilo que gerou a IRA como mencionado acima. Além disso, é indicado fluido terapia intensa (soro) para a reidratação ajudando e qualquer outro tratamento que o médico veterinário julgar necessário para o caso.


Devemos lembrar que a insuficiência renal aguda é uma doença que leva tempo para ser tratada e que em muitas vezes causará lesões irreversíveis, ou seja, o animal pode não ter mais uma função normal dos rins passando a ser um paciente que sempre terá que ter acompanhamento veterinário, onde dependendo do grau da lesão renal apresentada, terá que realizar fluidoterapia algumas vezes na semana e alteração na dieta alimentar, mas sempre lembrando que essas decisões serão tomadas pelo seu veterinário de confiança em base de sua evolução e dos exames laboratoriais.