Composição Básica de uma Dieta Caseira

31-05-2021
Photo by Eiliv-Sonas Aceron on Unsplash
Photo by Eiliv-Sonas Aceron on Unsplash

Nesse artigo iremos falar um pouco mais sobre a composição da alimentação natural. Sabemos que basicamente ela é composta por ingredientes que fazem parte dos principais grupos alimentares como proteína, carboidrato e gordura. Mas não é apenas isso, a AN vai além de uma mistura de carne moída com arroz, ela irá conter outros ingredientes e suplementos que transformam essa alimentação em uma dieta completa e balanceada.

Para um alimento ser definido como Completo e Balanceado, ele deve conter nutrientes em quantidades e proporções adequadas para atender as exigências do organismo do pet. Essa quantidade irá variar conforme sua fase e estilo de vida, seu tamanho, presença ou predisposições de doenças, entre outros.

Esses nutrientes são fornecidos diariamente através dos ingredientes utilizados e dos suplementos que serão utilizados na formulação da dieta. Os principais nutrientes que devem estar presentes nessa composição são: as proteínas, as gorduras, os carboidratos, a água, os minerais e as vitaminas.

Tendo isso em mente, agora vamos saber como é feita a composição dessa dieta e aos ingredientes que podem ser utilizados para uma alimentação natural cozida básica.

A composição Básica será feita da seguinte forma: 

Ela é indicada para cães saudáveis de todas as faixas etárias e portes atendendo todos os requerimentos mínimos de proteína, fibras e gorduras. 

INGREDIENTES
1. Proteínas

Carnes desossadas magras de qualquer espécie.
- Maminha, Contra Filé, Filé Mignon, Patinho, Coxão Mole, Lagarto, Peito de Frango, Carne de Peru, Rã, Cabrito, Sardinha, Cavalinha, Arenque, St. Peter, Pescada, Truta, Ovo de Codorna, Ovo de Galinha.

2. Vísceras
Vísceras de Bovino, Suíno, Ovino ou Caprino. Dê preferência para vísceras de fornecedores confiáveis e de origem orgânica.
- Rim, Fígado, Pâncreas, Baço. 


3.Carboidratos 
Serão usados tubérculos, grãos selecionados, cereais e leguminosas.
- Batata-Doce, Mandioquinha, Batata-Yacón, Inhame, Lentilha, Ervilha, Arroz Integral, Aveia em Flocos, Grão de Bico. 

4.Vegetais
Será utilizado verduras e legumes onde 5% deve ser de folhas.
- Cenoura, Abóbora, Brócolis, Beterraba, Abobrinha, Chuchu, Repolho, Tomate, Pepino, Berinjela, Agrião, Alface, Rúcula, Couve Manteiga, Espinafre, Escarola, Salsinha e Manjericão.


Mas e a gordura?
A quantidade necessária de gordura de 5,5% da composição total e ela estará presente diretamente nas carnes e nas vísceras além da adição de óleos como coco, azeite, girassol adicionados logo antes de oferecer a comida para o pet.

E a suplementação, por que temos que suplementar uma comida já que ela é natural?
Por ser uma dieta natural, isso não quer dizer que não terá a falta de algumas vitaminas e minerais como, entre eles o: cálcio, magnésio, selênio, iodo, manganês, zinco, vitamina E, D e B1.

Mas isso por que, na verdade, os cães não possuem acesso a alguns alimentos que estariam fornecendo essas vitaminas e minerais, como por exemplo: acesso a todos os órgãos e tecidos, a plantas crescidas em terra natural rica em minerais, a raízes, insetos cogumelos, capim entre outros.

E quais os complementos que devemos adicionar na comida?
De obrigatório serão os óleos como: Óleo de Peixe, Azeite, Óleo de Coco e Óleo de Girassol; cobrindo o grupo de gorduras e um suplemento multivitamínico podendo ser industrializado, cápsulas manipuladas ou com adição de ingredientes ricos em certas vitaminas e minerais.

Outros Complementos:
Além dos suplementos obrigatórios você pode adicionar ingredientes que irão trazer mais benefício para a saúde do seu pet como:
- Pro Bióticos: Quefir, Iogurte Integral Natural sem sabor ou Bio Rich (que é um fermento lácteo para a produção de iogurte caseiro).
- Sal Rosa do Himalaia: auxilia na regulação da pressão arterial e no equilíbrio de sais minerais.
- Alho: contém propriedades anti-inflamatórias, vermicida, bactericida, viricída e uma ação repelente natural contra pulgas e carrapatos.

Combinação
Agora que sabemos a quantidade de cada nutriente e quais os ingredientes que podemos utilizar, vamos para as combinações básicas que podem ser feitas. Em geral indicamos 1 ou 2 tipos de fontes de carnes, vísceras e carboidratos e de 3 a 5 tipos de vegetais incluindo os 5% das folhas.