Preparando uma dieta natural em Casa

Como já sabemos a alimentação natural feita em casa conterá nutrientes importantes para a manutenção do organismo, sendo composta pelos macros nutrientes que são: carboidratos, proteínas, gorduras e água; e pelos micros nutrientes vitaminas e minerais. Além disso, pode ser adicionado a dieta suplementos opcionais como prebióticos, Probióticos, cápsula de ômega 3, entre outros.
Minha dica é escolher um dia da semana para preparar uma quantidade equivalente a uma semana e dividi-la em porções diárias. Então vamos lá:
Primeiro Passo - Separar os Ingredientes

Carnes e Vísceras: devem ser cortada em cubos ou moída e oferecidas ao ponto para que não haja muita perda de nutrientes durante o processo. Cozinhe até ficarem douradas por fora, sempre mexendo para que tenha um cozimento equivalente. O tempo de preparo irá depender da espessura da carne e da intensidade do forno.
Carboidratos: Cada ingrediente escolhido tem um tempo de preparo diferente. Se estiver utilizando tubérculos (batata doce; mandioquinha; inhame) forneça em cubos ou ralado e cozinhe por 25 minutos ou até ficarem macios. Se estiver escolhido usar grãos como o arroz integral, aveia ou quinoa faça uma pré-fermentação, ou seja, deixe de molho em água morna por 8-12 horas, descarte a água, lave em água corrente e cozinhe normalmente. Isso auxiliará em uma melhor digestão e absorção de nutrientes.
Vegetais: Corte em cubos pequenos ou triture. Escolha 3 tipos, entre eles, legumes e verduras e cozinhe por mais ou menos 25 minutos ou até ficarem macios. Para auxiliar a digestão dos mesmo e melhorar absorção de nutrientes, ofereça-os triturados, colocando-os em um liquidificador ou processador.
Terceiro Passo - Pesagem
Temperos
Posso usar temperos no preparo da comida do meu
pet? A resposta é sim, mas deve estar atenta a qual tipo de tempero pode ser
utilizado como, por exemplo, cebola é proibida, pois é tóxico para cães, mas
você pode estar utilizando o alho. Outros tipos de temperos que
pode ser usando é manjericão, erva-doce, alecrim, limão, orégano e hortelã.
Você pode utiliza-los durante do cozimento ou depois que o alimento estiver
pronto antes de servir.

Desse jeito fica mais fácil organizar a comida do seu pet por semana, sempre deixando disponível para oferta só precisando esquentar e descongelar. Caso você tenha espaço no freezer você pode estar aproveitando um dia para fazer comida para duas semanas ou até um mês! Comida pronta congelada dura até 45 dias no congelador. Caso pretenda preparar grandes quantidades de porções escreva com uma caneta permanente ou cole uma etiqueta com a data que você preparou a comida para ter mais segurança e não acabar fornecendo um alimento que já está mais de 45 dias congelado.
Obs: a comida pronta na geladeira pode ser fornecida em até três dias a partir da data de produção.