Alimentação Natural

16-02-2021

"Nós somos o que comemos", essa afirmação serve para os animais também. Nós vivemos em uma sociedade onde estamos tentando voltar para uma alimentação sem conservantes, agrotóxicos e industrializados para termos uma qualidade melhor de alimentação e melhorar nossa saúde. Essa mesma busca e melhora deve ser feita para nossos pets também, ou seja, diminuir o consumo diário de comida industrializada. Portanto, vamos explicar um pouco melhor sobre a Alimentação Natural e suas características.

https://dicasboaspracachorro.com.br/comida-caseira-para-cachorro-pode
https://dicasboaspracachorro.com.br/comida-caseira-para-cachorro-pode

O que é Alimentação Natural (AN)? 

Alimentação natural é uma dieta balanceada composta por ingredientes naturais, livres de aditivos e minimamente processados. Os únicos processos que passam é o cozimento e congelamento. É uma alimentação preparada em casa suprindo todas as necessidades do animal.

Essa dieta vai ser escolhida e formulada por um médico veterinário, baseado nas características do seu pet, por exemplo, sua idade, local onde vive, personalidade e patologia.

Composição 

Mesmo sendo uma alimentação que pode ser fornecida para todos os cães, a mesma precisa ser formulada individualmente dependendo das necessidades específicas de cada cão como: idade, escore corporal (perda ou ganho de peso), problemas de saúde, raça, entre outros fatores que devem ser discutidos com seu médico veterinário.

Porém toda alimentação deve conter os seguintes nutrientes: proteína, gordura, carboidrato, fibras e água. Além dos nutrientes citados, deve fornecer suplementos mineiras e vitamínicas para garantir a quantidade necessária, junto com Probióticos para favorecer a saudade intestinal auxiliando na digestão.

É muito importante saber a proporção diária necessária, quantidade de cada nutriente, forma de preparo, e alimentos que devem ser evitados por serem tóxicos para os peludos. Essas informações serão fornecidas pelo seu médico veterinário. 

Benefícios 

Alguns benefícios que podemos encontrar na alimentação natural são: melhora na saúde da pele e da pelagem resultando na redução de queda de pelo, devido ao alto teor de proteína nobre usada na formulação; ajuda a manter o peso ideal e de massa magra trazendo mais disposição e vitalidade; diminui o volume e odor das fezes; possui alta palatabilidade e contém um alto teor de umidade favorecendo a prevenção de doenças do trato urinário como a doença renal e infecção urinária.

Além desses benefícios, a AN é livre de conservantes, corantes, flavorizantes e outos aditivos artificiais. 

Indicações 

A alimentação natural é indicada para qualquer pet saudável ou com alguma patologia, precisando apenas passar por um especialista no assunto para formular a dieta especifica para ele. Além disso, é indicada para trazer uma melhor qualidade de vida e saúde para o seu amigo de 4 patas. A AN trabalha como terapia adjunta, ou seja, além do tratamento tradicional ela vai auxiliar nos níveis de nutrientes necessários como na diminuição de glicose no caso da diabetes, redução de carboidratos para pacientes oncológicos e obesos, entre outras.  

Fazendo a Troca 

A mudança de ração para alimentação natural pode ser realizada de duas formas: retirada gradativa da ração e fornecimento da alimentação ou ser fornecida 100% sem fazer a retirada gradual. Essa mudança vai diferenciar de cão para cão, dependendo da sensibilidade intestinal do mesmo, ou seja, um animal com uma sensibilidade maior é recomendado a troca gradual para evitar reações como a diarreia (reação mais comum vista na troca entre rações).

Porém sempre siga as instruções sugeridas pelo seu veterinário.